Grand Canyon - O processo de erosão que virou um espetáculo natural
O Grand Canyon, localizado no noroeste do estado do Arizona, nos Estados Unidos, é o maior cânion do mundo, com 443 quilômetros de extensão. Escavado pelas águas coloridas do Rio Colorado ao longo de 6 milhões de anos, o Grand Canyon tem fendas verticais que chegam a incríveis 2100 metros de altura. Em alguns pontos, fecha-se numa garganta estreita com menos de 200 metros entre seus paredões. Em outros, expande-se para que sua fenda atinja os 29 quilômetros de largura.
O Rio Colorado é o principal responsável pelo aparecimento do Grand Canyon. Suas águas rápidas, fruto principalmente do degelo das Montanhas Rochosas, escavaram a superfície do Deserto do Arizona ao longo de milhões de anos até constituir as formas que se veem hoje. O rio nasce no Estado homônimo até desembocar no Oceano Pacífico.
Antes da imigração europeia para a região, esta era habitada por indígenas, que construíram povoados ao longo da depressão, bem como em várias cavernas. Os índios pueblo (assim denominados por terem sido encontrados pelos espanhóis, que batizaram tais grupos de acordo com o modo como viviam, em vilarejos similares ao estilo europeu, daí, o nome "pueblo" - vilarejo em espanhol), consideravam Ongtupqa (o nome do Grand Canyon em língua hopi) um local sagrado, ao ponto de realizarem peregrinações de cunho religioso até o local. O primeiro europeu a ter visto o Grand Canyon parece ter sido o espanhol Garcia López de Cárdenas, que o avistou por volta de 1540.
Considerada uma das sete maravilhas do mundo natural, o local é muito visitado por turistas. A estimativa do Governo é que cerca de 5 milhões de pessoas visitem anualmente o Grand Canyon National Park, oriundas de diversas partes do mundo.
FONTE: Info Escola
Grand Canyon - A erosão que virou espetáculo natural. Os Caminhos da Terra. São Paulo: Peixes, n. 135, jul. 2003. p. 52 e 53.
FONTE: Info Escola
Grand Canyon - A erosão que virou espetáculo natural. Os Caminhos da Terra. São Paulo: Peixes, n. 135, jul. 2003. p. 52 e 53.
Grand Canyon - O processo de erosão que virou um espetáculo natural
Reviewed by Adson Lucas
on
fevereiro 15, 2020
Rating:

Escreva um comentário