'Adeus, Lênin!' e o fim da Guerra Fria | Dicas de filme




Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

O longa aborda os acontecimentos desse importante período mostrando como diferentes pessoas conseguiram lidar tanto com as características do cotidiano na Alemanha Oriental, quanto com as mudanças após a reunificação do país. É possível explorar “Adeus, Lênin!” a partir de diversos aspectos. O filme ilustra a diferença no dia a dia das pessoas vivendo em ambos os regimes. Apesar de fazer fortes críticas ao socialismo, o longa não enaltece o capitalismo. Na verdade, a ideia é mostrar que o novo não é necessariamente uma superação positiva do velho.

ANO: 2003
DIREÇÃO: Wolfgang Becker
PAÍS: Alemanha
DURAÇÃO: 1h 58min
'Adeus, Lênin!' e o fim da Guerra Fria | Dicas de filme 'Adeus, Lênin!' e o fim da Guerra Fria | Dicas de filme Reviewed by Adson Lucas on fevereiro 15, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário